Preparando a Máquina (PC)

Como vimos no tópico introdução, o trato de informações PC/Controladora MIDI não é algo muito simples uma vez que um elevado tráfego de dados fluirá pela porta USB via protocolo MIDI/ASIO.

Assim sendo, é totalmente desaconselhável usar aquele computador que fazia tudo em casa e que agora ganhou mais uma função: DJ digital.

As empresas que desenvolvem softwares tentam cada vez mais agradar o consumidor comum. Novos efeitos visuais, sons, coisas engraçadinhas e mecanismos de comunicação inteligentes. Além disso, com a evolução desenfreada do processamento digital, a carga nas máquinas não para de aumentar. Os antivírus são mais pesados e os programas que rodam em segundo plano proliferam feito capim. Quem sofre com isso? É o pobre do processador que ao invés de simplesmente acessar um trecho da pilha de memória para mostrar uma página tem que, na verdade, trabalhar duro para prover efeitos visuais como fade in fade out e outros.

DJ não pode querer máquina bonitinha não!!! Computador de DJ digital é feio!!! DJ digital arrasta janela sem olhar para ela, pois isso gasta processamento. DJ digital não usa antivírus, pelo menos em seus sets.
Lembre-se: DJ digital não é um consumidor comum.

ATENÇÃO!!!! Nenhum desses procedimentos é destrutivo ou irreversível. Nenhum deles diminui a segurança de seu computador. É assim que o meu computador está configurado e sem problemas (muito pelo contrário). O que está presente nesta página são apenas dicas. Faça tudo por sua conta e risco!!!

Então, vamos ver o que devemos evitar:

1 - Windows original de fábrica.
Os sistemas opracionais instalados pelas fábricas, principalmente em notebooks, vem recheados de supérfluos, coisas totalmente desnecessárias, que nem a Barbie usaria. Opte por um sistema operacional "limpo" "pelado". Se for necessário, formate o HD e instale um Windows sem "frescura". Certifique-se de ter instalado o Service Pack 2 do Windows XP.

2 - Barra de tarefas cheia de ícones de aplicativos rodando em segundo plano.
É pênalti! Desinstale tudo o que for desnecessário ao funcionamento básico da máquina. Esqueça os sonsinhos do Windows, wireless, bluetooth, msn, jogos e tudo o que não for dedicado ao seu propósito.

3 - Windows bonitinho.
Dê preferência à performance e não a apresentação. Vamos ver como fazer isso.

Na área de trabalho, tecla direita do mouse em Meu Computador e escolha Propriedades. Abrirá a tela a seguir:

Escolha, então, a lingueta "Avançado" e teremos a tela a seguir:

Bom, aí, na seção Desempenho clique em configurações:

Escolha, então, Ajustar para obter o melhor desempenho e clique em "Aplicar".

Pronto!!! Seu computador está horroroso!!!! Que bom!!!

4 - Processador muito ocupado.

Agora, na mesma janela, clique na lingueta "Avançado".

Na seção Agendamento do processador escolha "Serviços em segundo plano".

5 - Muito acesso ao HD.

Próximo passo: Na seção memória virtual, desta mesma janela, clique em "Alterar".

Aqui, aparecerá o quanto de memória virtual o sistema está permitindo que seja emulada em seu HD. Se você tiver pelo menos 1GB de memória RAM, desabilite esta emulação de memória no HD. Force o sistema a usar toda a memória RAM. Lembre-se: Memórias são rápidas e ágeis, HDs são lentos.

Muito bom. Até aqui seu computador está feio, com o processador dedicado aos serviços de segundo plano (ideal para o protocolo ASIO) e usando o máximo a memória ao invés do HD. Mas ainda falta coisa. Vamos lá...

6 - Automatismos perigosos

Você sabia que, para economizar energia, o Windows pode desligar suas portas USB caso ele conclua que estas não estão sendo usadas. Este fato, além de ser um risco para o DJ digital, também é mais um serviço sendo executado em segundo plano. Desabilite-o!! Como?

Na área de trabalho, tecla direita do mouse em Meu Computador e escolha Propriedades. Abrirá a tela a seguir (feiosa):

Escolha a lingueta "Hardware".

Clique em "Gerenciador de dispositivos".

Abra a "orelha" Controladores USB.

Com a tecla direita do mouse sobre o primeiro "USB Root Hub" escolha "Propriedades".

Escolha a lingueta "Gerenciamento de energia".

Desabilite!!! Repita o passo para os demais USB Root Hub.

7 - Proteção de tela.
Desabilite.

8 - Atualizações Automáticas do Windows.
Desabilite.

9 - Opções de Energia: Sempre ligado.
Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Opções de Energia. Aí, configure como abaixo.
Desabilite, também, a opção Hibernar, na 3a. lingueta.

10 - FireWall (Novo - 3FEV08)
Desabilite o firewall do windows. Além de usar processamento, "dizem" que não serve para nada.
Iniciar, Configurações, Painel de Controle.
Clique no ícone do firewall e escolha a opção "Desativado" e clique Ok.

11 - Desabilite a "Restauração do Sistema (Novo - 3FEV08)
Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Sistema. Escolha a lingueta "Restauração do Sistema" e marque conforme abaixo.
Apesar de não ser tão prático, é muito mais seguro e simples criar uma imagem do disco do sistema operacional, tê-la atualizada e restaurá-la no caso de algum problema mais sério na máquina. Para isso o DJ poderá usar programas como o Drive Image da PowerQuest ou o DriveImage XML (gratuito) da Runtime software.

12 - Desabilite WLAN e INFRARED (Caso disponível) (Novo - 3FEV08)
Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Sistema, Hardware, Gerenciador de Dispositivos. Com a tecla direita do mouse sobre o dispositivo, escolha desabilitar no menu popup. A imagem abaixo é apenas ilustrativa mas se o DJ não for usar a placa de som da máquina, poderá também desabilitá-la.

13 - Desabilite a porta Firewire 1394 (Caso disponível e não utilizada) (Novo - 3FEV08)
Para isso, siga o mesmo procedimento do item 12.
Obs.: O ideal é desabilitar todos os dispositivos que não estiverem sendo usados: portas de impressoras, modens, portas seriais RS-232, portas de rede etc...

14 - Otimizando o boot no "msconfig" (Novo - 3FEV08)
Iniciar, executar. Digite "msconfig" e aparecerá a página abaixo:

Desmarque tudo que você tiver certeza que não é essencial. Se estiver em um dia de muita coragem, vá desabilitando o resto e reinicializando a máquina para ver se dá certo (nossa! esse cara é louco). Se travar tudão, basta entrar em modo de segurança e restaurar o que havia sido desmarcado.
A figura acima é um exemplo do que desmarquei no meu desktop.

Além disso, na mesma página, você poderá também parar serviços que são carregados durante o boot da máquina. Para isso, vá na lingueta "Serviços" e mande parar de executar os serviços que você conhece e que sabe que não fará falta. Quer ver um bom exemplo. Aqueles avisos de segurança do Windows: Seu firewall está desativado, seu computador pode estar em risco etc é o serviço "central de segurança" que roda no boot do sistema. DESABILITE ESSA PORCARIA!!!!

Dica: No meu notebook, desabilitei todos os serviços cujo "status" indicava "parado", mesmo os da Microsoft.
Resultado: Tá rodando direitinho e o boot ficou um foguete.

15 - Desabilite "assistência remota" (Novo - 3FEV08)
Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Sistema, Remoto. Desmarque os automatismos.

16 - Desabilite "Sincronismo de hora via Internet" (Novo - 3FEV08)
Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Data e Hora. Na terceira lingueta, desmarque a sincronização automática.

17 - Desabilite "Ocultar automaticamente ícones inativos" (Novo - 3FEV08)
Iniciar, Configurações, Barra de tarefas e menu iniciar. Desmarque a opção de ocultação automática.

 

18 - Verifique a capacidade de baixa latência da sua máquina (Novo - 3FEV08)

Após todas as otimizações, é bom dar uma verificada na capacidade que o seu processador possui para trabalhar baixas latências.
Para isso existe um programa grátis que verifica a latência mínima possível. Está disponível no link a seguir: http://www.thesycon.de/deu/latency_check.shtml
O resultado indicado pelo programa não quer dizer que você poderá usar a menor latência possível. No meu note, o programa permitiu uma latência de até15 microssegundos mas mesmo assim eu tenho usado 30 milissegundos, ou seja, eu uso uma latência 2000 vezes maior que o indicado.
Lembre-se que: quanto menor a latência, menor o tempo de reposta do processador à suas ações físicas e maior a necessidade de processamento.

19 - iTunes (Novo - 3FEV08)

"Dizem" que ao instalar o iTunes você instala diversos codeqs úteis para uma melhor leitura dos mp3. No meu caso, a instalação do iTunes acabou com os travamentos em arquivos mp3 muito grandes (> 30 min.).

20 - Processador em tempo real (Novo - 3FEV08)

Para computadores "limpos" e otimizados, rodando apenas os aplicativos necessários para a BCD-2000, é interessante que o DJ configure processamento em tempo real para o seu programa de áudio. Para isso, digite Ctrl+Alt+Del e na lingueta de "Processos", com a tecla direita do mouse sobre o seu aplicativo de áudio escolha "tempo real" na opção "Definir prioridade".

21 - MP3 COM DEFEITO (QUENTÍSSIMA!!!) (Novo - 3FEV08)

Você sabia que muitas vezes seu som congela por causa de arquivos mp3 defeituosos? Voce sabia que, pelo menos, 10% dessa tralha toda de música que você tem na máquina tem algum tipo de defeito? Pois é, eu também tinha a esperança de que tava tudo certinho com os meus arquivos e que errinhos neles não causariam problemas. Engano meu. Esses erros congelam até mp3 players e ipods.
Como ter sempre arquivos bons na máquina? Baixe o programa MP3Test nesse link; http://www.shivi.de/MP3Test/ . Ele não é grátis, mas funciona por 30 dias com todas as funcionalidades e custa em torno de US$ 15,00. Verifica todos os erros de seus arquivos e você pode movimentá-los para uma pasta qualquer.
E como reparar os arquivos? Não conheço um programa que faça isso. Atualmente estou abrindo o arquivo mp3 em um editor de áudio (SoundForge, Audacity etc) e convertendo novamente para mp3 usando "Salvar como". Dessa forma o MP3Test diz que o arquivo está perfeito.

ATENÇÃO!!!! Nenhum desses procedimentos é destrutivo ou irreversível. Nenhum deles diminui a segurança de seu computador. É assim que o meu computador está configurado e sem problemas (muito pelo contrário). O que está presente nesta página são apenas dicas. Faça tudo por sua conta e risco!!!

ATENÇÃO 2!!! Para treinar em casa, certamente, não serão necessárias todas essas configurações. Para trabalhar profissionalmente, NÃO ARRISQUE!! OTIMIZE!!

Para usuários de NoteBooks !!!!!!!!!

Os sistemas operacionais dos notes verificam se um determinado dispositivo está em uso para desalimentá-lo economizando, assim, bateria. Esse recurso dos notes efetivamente "para", "trava", "pifa", "congela" a BCD. Portanto, o usuário de notebook deve seguir precisamente o que recomenda o manual da BCD como transcrito abaixo:

Manual do BCD pag. 6:

Nota para usuários de notebooks: Se vc encontrar problemas operando a BCD2000 em seu sistema, por favor, desabilite as seguintes configurações:

1 - Tecla direita do mouse em "meu computador", gerenciador de dispositivos, opções "baterias" desabilitar o microsoft ACPI.

Outra Coisa !!!!!! Desabilite também o Microsoft AC Adapter. Só assim consegui rodar o Future Decks PRO num HP DV 9000 (Novo - 18MAI08)