Desabilitando a tecla "Sync"
Um fato mais do que constatado é que o software que acompanha a BCD-2000 não é nenhuma maravilha. Para o DJ que está acostumado a realizar suas mixagens utilizando recursos processados de alto nível, como os de sincronização de batidas baseados em contagem de BPMs, o B-DJ, definitivamente, não atende. Quem já teve a oportunidade de comparar a precisão de sincronismo do Virtual DJ com o fraco algorítmo do B-DJ, certamente, concordará comigo.
Nesse contexto, observa-se que, para os DJs que preferem mixar "de ouvido", os recursos visuais mais atrapalham do que ajudam e quando esses recursos não são de boa qualidade, aí não dá pra engolir mesmo. Como resolver isso se eu quero continuar usando o B-DJ?
Pessoas dedicadas à pesquisa de soluções pela Internet descobriram uma forma de desabilitar a tecla "sync" da BCD-2000. Isso, em conjunto com skins mais simples, reduz a quantidade de informações e facilita o trabalho auditivo e, aparentemente, desabilitando a função "sync" da BCD-2000, o contador de BPM do B-DJ fica um pouco mais estável.
Mas como eu desabilito a tecla "sync"?
Dentre os arquivos de configuração do B-DJ, existem dois arquivos texto de extensão .xml que definem as ações de cada tecla e cada controle da BCD-2000 a partir de códigos MIDI enviados ao computador, são eles: default_shortcuts.xml e lastest_shortcuts.xml.
Substituir esses arquivos por outros dois configurados para a desabilitação das duas teclas "sync" da BCD-2000 será o suficiente para acabar com a ação das citadas teclas e, segundo o depoimento de muitos DJs, melhorar o desempenho dos BPM do B-DJ.
Um trabalho de pesquisa conjunto do DJ Gustavo Luiz e do DJ Rodrigo (DJ RodZ) resultou em um recurso valioso para toda a comunidade. O DJ Gustavo desenvolveu os arquivos xml alterados e o DJ Rodrigo produziu skins mais simplificadas e com apresentações mais profissionais.
Assim sendo, vamos às alterações:

1 - Abra a pasta: C:\Arquivos de programas\XYLIO\B-DJ\shortcuts;
2 - Por segurança, crie uma sub-pasta para backup dos arquivos .xml originais (você pode desistir de ficar sem a tecla "sync" no futuro e precisará dos arquivos de volta);
3 - Faça uma cópia dos arquivos originais na pasta recém criada;
4 - Baixe aqui o arquivo "zipado" contendo os dois novos arquivos de configuração;
5 - "Unzipe" os arquivos e, com a BCD-2000 desligada e o B-DJ fechado, copie os novos arquivos naquela pasta inicial: C:\Arquivos de programas\XYLIO\B-DJ\shortcuts;
6 - Caso sobre algum arquivo na pasta, além dos novos criados, apague-os;
7 - Ligue a BCD-2000 e rode o B-DJ para verificar se as teclas "sync" estão desabilitadas.