Introdução


A BCD-2000 é uma controladora MIDI produzida pela Behringer, basicamente destinada ao controle de programas de mixagem digital.

Possui características semelhantes às de um mixador analógico usado pelos DJ's e todos os seus principais controles: crossfade, chanelfades, equalizadores de graves, médio e agudos com tecla "kill" e pré-escuta.

Além das características de um mixador, a BCD-2000 possui controles de comportamento da música, semelhantes aos encontrados nos CD Players de DJ's (CDJs): play/pause, cue, bend, search e um "jog dial" que tem as funções de pitch/bend no modo play, cue search no modo pause e scratch quando selecionada esta última função.

Sua comunicação com o computador é realizada a partir de um protocolo MIDI/ASIO que trafega em uma porta USB. Possui nela incorporado o equivalente a duas placas de som, ou seja, 4 canais de áudio, 2 para a saída "main" e 2 para a pré-escuta. Como pode-se perceber, todos os sinais de controle e os quatro canais de áudio trafegam digitalmente pela porta USB.

A controladora BCD-200 possui, ainda, quatro controles de efeitos sonoros, 2 por canal de mixagem, tecla de acionamento (abertura) de microfone, tecla de atenuação de áudio para prioridade ao microfone (talkover) e controles de pré-escuta.

Possui, ainda, 2 entradas analógicas que podem ser configuradas com entradas de linha (line in) ou como entradas de toca-discos (phono) padrão RIAA.

O equipamento é acompanhado de um software de mixagem, o B-DJ que, até o momento, é o único que possibilita todas as funcionalidades da controladora. Outros programas como o TRAKTOR, VIRTUAL DJ, DECKADANCE, DJDECKS e outros com possibilidade de controle MIDI podem ser utilizados com a BCD-2000 porém, sem todas as funcionalidades e, em alguns casos, demandam protocolos de compatibilização, conhecidos também como "gambiarras".

Como podemos perceber, a BCD-2000 dispensa as placas de som do computador e faz quase todo o trabalho sozinha. Mas devemos tomar cuidado! É muito intenso o tráfego de informações pela porta USB no protocolo MIDI/ASIO, o que requer uma boa "máquina" rodando junto com a BCD e uma configuração otimizada.

Nos demais tópicos desta página é minha intenção mostrar como otimizar um sistema para rodar com a controladora MIDI sem problemas.

ATENÇÃO!!! É muito importante ter uma boa máquina e otimizá-la. Muitos usuários desistem de suas controladoras pois não conseguem fazer com que estas funcionem direito!!!

Existem relatos de DJs trabalhando com a BCD-2000 usando PIII 800 MHz e 512 MB de RAM. Nada muito diferente da configuração mínima constante no manual do equipamento. Porém, a experiência vem demonstrando que o ideal é ter, no mínimo, um P IV com 1GB de RAM ou um similar da AMD. Boa sorte e boas mixagens!!!!!